Cães de Companhia

Existe uma classificação do que é o mais adequado como cão de companhia. Normalmente são cães pequenos e dito como inofensivos, mas muitos deles eram usados como cães que caçavam aves ou ratos para seus donos, como por exemplo o tão querido Yorkshire ou o Poodle.

É comum que as raças denominadas como cães de companhia sejam tão populares, pelo seu tamanho reduzido e personalidade amigável, mas algumas dessas raças como o Shih Tzu e o Dachshund (o famoso salsichinha) estão no top 10 de raças mais difíceis de treinar.

Mesmo sendo cães pequenos nem sempre estarão satisfeito em viver em um espaço pequeno. Mesmo que more em um apartamento é de suma importância levá-lo para passear e fazer exercícios diariamente, nem que seja apenas 15 minutos (se tratando de cães pequenos).

Exercícios ajudam a manter seus cão saudável mas mais do que isso, gastando a energia acumulada, poderá ajudar a diminuir possíveis bagunças ou até mesmo a quantidade de latidos, tornando seu cão ainda mais tranquilo.

Dogue Alemão: Imagem de ales_kartal por Pixabay

Mas você sabia que todas as raças de cães podem ser amigáveis e carinhosas, inclusive as raças de cães grandes e fortes? Algumas raças maiores como o Golden ou o Labrador Retriever já são bem populares. Porém até a maior raça de cão do mundo, o Dogue Alemão, é considerado como cão de companhia, afinal é um cão calmo, leal à família e fácil de ser treinado.

Alguns dos fatores mais importante antes de escolher a raça que deseja, é avaliar o espaço disponível na casa ou apartamento e quanto tempo e disposição você poderá ceder para treinar e exercitar o seu cão.

Muitas pessoas costumam comprar ou adotar cães apenas pela aparência, ou porque é a raça mais popular no momento, mas esquecem que cada cãozinho é um ser vivo e precisa ser cuidado de acordo com suas necessidades individuais. Um cão não é um enfeite ou um presente bonitinho que anda pela casa abanando um rabo. É uma vida que você tem a responsabilidade de manter o mais saudável possível pelos próximos 15 anos.

Abaixo separamos uma lista com as raças mais populares de cães de companhia.

Papillon
Chihuahua
Bulldogue Francês
Golden Retriever
Labrador Retriever
Shih Tzu
Pug
Maltês
Dachshund
Poodle
Boston Terrier
Bichon Frisé
Cocker Spaniel
Fox Paulistinha
Lhasa Apso
Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão)