Você sabia que cães também podem trabalhar?

Os cães são nossos companheiros. Sempre estão por perto, interagindo, brincando, recebendo carinho, ou até mesmo bagunçando e essa é a vida diária deles. Mas alguns cães tem uma vida bem mais agitada. São os “cães de trabalho”.

Cães de trabalho realizam tarefas práticas, ao contrário dos cães de companhia. São cães treinados e empregados em trabalhos significativos, como o cães de caça ou cães policiais.

Os trabalhos que os cães podem fazer incluem:

Cão da raça border collie trabalhando para a Guarda Nacional
Border Collie. Imagem de: The National Guard (CC BY 2.0) por flickr

Cão de assistência

Ajudam pessoas com as mais variadas deficiências em suas tarefas diárias, como por exemplo, cães-guia para deficientes visuais, os cães de assistência para deficientes físicos, e cães-ouvintes para deficientes auditivos.

Cão de terapia

É treinado para proporcionar carinho, conforto e apoio às pessoas, muitas vezes em ambientes como hospitais, lares de idosos, escolas, bibliotecas, hospícios, ou áreas de desastre.

Cão de pastoreio

Cães de pastoreio até hoje são muito usados para pastorear ovelhas e gado em todo o mundo. Várias raças diferentes podem ser usadas para cada tarefa envolvida no pastoreio e para proteger os rebanhos. Cães bem treinado podem controlar qualquer tipo de animal doméstico e muitos animais selvagens.

Cão de detecção

É um cão treinado para usar seus sentidos para detectar substâncias ilegais em malas, produtos químicos, bombas e outras coisas. Os cães de detecção também estão tendo uso na indústria médica, pois estudos revelaram que são capazes de detectar odores específicos associados a numerosas condições médicas, como o câncer.

Cão farejador e de resgate

Farejam pessoas acidentadas, desaparecidas vitimas de desastres sejam eles aéreos, aquáticos ou terrestres também podem ser treinados para rastrear criminosos fugitivos ou animais.

Cão de serviço
Imagem de Krista Grear por Pixabay

Cão de guarda

São cães usados para proteger propriedades contra intrusos, sejam eles humanos ou animais indesejados e vigiar os mesmos.

Cão de caça

Ajuda os caçadores a detectar, seguir, e capturar a presa. Para animais grandes, como ursos ou javalis, os cães podem ser treinados para manter a presa sob controle até que o caçador chegue, ou para atacá-los e segurá-los diretamente.

Cão policial

Na maioria das vezes são treinados para rastrear ou deter um provável criminoso ao mesmo tempo que auxiliam os oficiais a fazer a prisão ou investigar cenas de crimes. Alguns são até mesmo treinados especialmente para unidades antiterroristas.

Cão de tração

É um cão criado e tradicionalmente usado para tração de trenó, ou carrinhos de tração, ajudando no transporte de pessoas e suprimentos em terrenos acidentados e nevados. Mas atualmente são usados principalmente em eventos esportivos.

É importante deixar claro que a raça de um cão não determina seu trabalho. Algumas raças podem ter características que favoreçam mais um animal a um determinado trabalho, mas isso não um fator determinante. Um Rottweiler pode ser um cão pastor ou um cão de guarda. Ou um pastor alemão pode ser cão policial ou um Dogue Alemão pode ser um cão de caça ou um cão de companhia. Tudo depende da criação e do propósito para o qual foram treinados.