Como cuidar de uma tartaruga

Tartarugas são ótimos animais de estimação mas podem não ser tão fáceis de cuidar como muitos imaginam. Se está pensando em ter uma mas ainda não sabe como cuidar, aqui você aprenderá quais são os principais cuidados necessários para seu novo companheiro.

Primeiro, você precisa saber se a tartaruga que deseja é, na verdade, um cágado ou um jabuti, apesar de para muitas pessoas serem quase iguais, os cuidados entre as duas espécies são totalmente diferente.

Antes de comprar um cágado ou um jabuti, deve-se sempre buscar um bom vendedor que não tenha capturado animais direto da mata. Animais assim podem ser mais agressivos, ariscos e morrem mais facilmente por causa da mudança de ambiente (livre-preso). Então procure um vendedor que possua autorização do IBAMA, assim terá a garantia de comprar uma tartaruga que já esteja adaptada a viver em cativeiro e que terá uma vida mais feliz e saudável.

Cágados

Cágado
Cágado: Imagem de Capri23auto por pixabay

Tartarugas semiaquáticas ou cágados como deveriam ser chamados, tem membranas entre os dedos para ajudar a nadar, são preferencialmente carnívoras comendo, por exemplo, pequenos peixes, crustáceos ou ração adequada e vivem cerca de 30 anos. Para ter um em casa, é preciso um tanque com quatro vezes o tamanho do animal ADULTO, assim não será necessário comprar outro quando ele crescer. Ou seja, se sua escolha for um tigre d’água que pode chegar aos 30 cm, seu tanque precisa ter 1,20 m.

Os cágados possuem ouvidos sensíveis então o aquaterrário deve ficar em um cômodo da casa que seja mais silencioso e sem tampa, para que haja boa circulação de ar. Preencha-o com terra apropriada, areia, ou pedras grandes que o animal não consiga engolir, deixando 1/3 do espaço com terra acima do nível da água. A parte com água deve ter profundidade suficiente para que o cágado consiga ficar em pé. Se quiser, plante algumas plantas aquáticas e terrestres que tenha o tamanho adequado para o espaço. Adicione uma lâmpada aquecida e um termômetro, a temperatura deve ficar entre o 25º e 30º todo o tempo para que o cágado (que é um animal de sangue frio) esteja sempre aquecido.

Mantenha o ambiente limpo, tire diariamente todos os pedaços de comida rejeitado e fezes. A água deve ser mantida sempre limpa, então procure na loja de animais de sua preferência um filtro apropriado para isso. Troque a água parcialmente toda semana, e limpe o filtro uma vez por mês.

Jabutis

Jabuti
Jabuti: Imagem de Imagem de Harvey Boyd por pixabay

Os jabutis são terrestres e comem frutas, legumes, e especialmente as verduras verde-escuras
e precisam de muito cálcio, não possuem membranas entre os dedos e seus cascos são bem arredondados, quando bem cuidados podem viver por mais de 80 anos.

Um jabuti pode ser criado em um terrário ou em quintal, mas o solo deve sempre ser de terra ou grama, pisos lisos podem ser escorregadios e forçarem suas patas. Em qualquer que seja a sua escolha, deve sempre ser mantido em um ambiente aquecido de 25 a 30º C inclusive durante a noite, e com bastante umidade no ar — pode até mesmo usar um umidificador para isso. Pode parecer apenas mais uma complicação desnecessária, mas ajuda a diminuir muito as chances do seu jabuti ficar doente um dia e morrer “do nada”.

Não se esqueça também da lâmpada aquecida, principalmente se o jabuti for viver em um terrário. As vitaminas que obtém através da luz são importantíssimas para sua saúde evitando que seu casco fique mole e outras doenças que podem ser fatais. Apesar da necessidade de sempre mantê-lo aquecido, em dias muito quentes é sempre bom dar banho para ajudá-lo a se refrescar

Para deixar seu animalzinho ainda mais feliz, você pode colocar rampas, túneis e pedras no terrário para que possa se exercitar, e também, plantar agrião, almeirão, chicória, rúcula, ou dente de leão para ele comer sempre que tiver vontade. Mas cuidado, alguns vegetais em excesso como mamão e alface podem fazer mal.

Quanto mais cuidados dedicar ao seu cágado ou jabuti, mais saudável ele ficará e mais tempo ele passará com você e sua família. Lembre-se que é sempre importante investir um pouco mais e garantir que seu pet tenha uma vida longa e saudável, afinal, não é qualquer animal que pode viver por 100 anos.


Leia mais em:

Estimação.com.br - Tartaruga para aquário e aquário para tartaruga!

Agora RN - Tudo que você precisa saber para criar um jabuti no quintal de sua casa