Como cuidar do Peixe Betta?
O peixe betta costuma ser um dos peixes mais chamativos nas lojas de aquarismos. É um peixe extremamente bonito que custa relativamente pouco (dependendo da espécie). Normalmente é vendido como um ótimo peixe para iniciantes por ser resistente e não precisar de muitos cuidados para sobreviver. Porém, ao contrário da premissa, um betta não irá sobreviver muito tempo em um aquário de meio litro ou menos.
Primeiramente, antes mesmo de adquirir qualquer peixe deve-se preparar o local em que ele ficará:
- Prepare um aquário com cerca de 20 litros que não seja muito alto
- O fundo do aquário deve ser preenchido com uma camada de areia e muitas plantas naturais, imitando seu ambiente natural onde pode se esconder e fazer seus ninhos.
- É importante que seu aquário tenha tampa, já que os bettas costumam saltar.
- Adicione um filtro adequado para a quantidade de água do aquário e um termômetro - a temperatura deve ser mantida entre 22ºC e 32ºC.
- Deixe o aquário montado (sem o peixe) por pelo menos 30 dias. Esse tempo é necessário para ajustar os parâmetros da água e das plantas. Você pode pôr o seu peixe no aquário antes desse período, mas as chances dele adoecer pouco tempo depois serão altas.
- Antes de adicionar o peixe, confira se os parâmetros estão adequados. Faça os testes de pH (deve estar entre 6,8 e 7,4), amônia e nitrito (devem estar zerados). Refaça os testes periodicamente. Você pode obter os testes necessários em qualquer loja de animais, são testes simples e rápidos de serem feito.
Quando o aquário estiver totalmente pronto (a água está estável e as plantas crescendo bem), é hora de finalmente escolhermos um peixe. Primeiro, certifique-se de que o peixe está saudável. Essa escolha pode não ser tão fácil quanto parece, já que a maioria dos bettas passam a maior parte de suas vidas em espaços minúsculos e estressantes. Os três pontos mais fáceis para saber se está saudável ou não são:
- Verificando se as nadadeiras não estão corroídas
- Verificando se o peixe está nadando normalmente (não está imóvel, nadando de lado ou com dificuldade)
- Verifique se não há manchas felpudas, pontos brancos pelo corpo ou se suas escamas não estão eriçadas
Assim que comprar o peixe, é necessário levá-lo diretamente para casa. Os peixes não gostam de mudanças bruscas, portanto mudá-lo de um aquário para outro pode ser fatal:
- Coloque o recipente em que o peixe veio, em seu aquário sem abri-lo e deixe-o boiar fechado por uns 15 minutos. Isto fará com que a temperatura da água no recipiente se iguale à temperatura do aquário, assim seu peixe não sofrerá um choque térmico.
- Em seguida, abra o saco cuidadosamente e jogue um pouco da água do saco fora e coloque água do seu aquário no saco plástico. Faça isto em pequenos intervalos e de 3 a 5 vezes, de forma que fique com metade da água que veio do seu aquário.
- Deixe novamente o saco plástico boiando por mais 15 minutos sem que a água do recipiente se misture com a água do aquário. Dessa forma, evitará qualquer potencial de contaminação e desbalancemanto da água, diminuindo as chances do seu peixe ficar doente.
Pronto! Depois desse longo e cuidadoso processo, seu betta pode finalmente aproveitar seu novo lar feito com todo cuidado e dedicação. Agora só é preciso alimentá-lo com a ração adequada e sempre que necessário fazer a manutenção do aquário, trocando parte de água e ficando atento aos parâmetros.
Peixes são lindos para se ter em casa e por esse mesmo motivo muitas vezes são tratados mais como peças de decoração do que como seres vivos de fato. No entanto, assim como um cão ou até mesmo um ser humano, precisam das condições certas para viver, cada tipo de peixe tem necessidades diferentes, portanto, é preciso sempre estudar e conhecer o máximo possível sobre cada espécie antes de adquiri-la, assim, além de ter um belo peixe que vive por muito tempo, você terá um peixe feliz.