Maine Coon: O gato gigante

Gato, leão, tigre, onça…. Provavelmente todos que tem um Maine Coon como animal de estimação já ouviram isso, afinal, um gato de 1m de comprimento e até 9 quilos é motivo de encanto para a maioria das pessoas. Mas não é só o tamanho e a pelagem exuberante que torna esse gato tão cativante.
O Maine Coon é um gato dócil e amoroso que gosta de estar sempre perto dos seus donos, por isso não é bom deixá-lo sozinho por muito tempo, tendo sempre alguém ou algum outro animal de estimação por perto para fazer companhia.
É dito que por passar muito tempo viajando nos navios antigamente, se adapta bem a ambientes pequenos. Isso pode ser verdade, mas eles ficam muito mais satisfeitos em ambientes abertos e espaçosos onde podem se distrair com alguma coisa.
Não é um gato muito agitado mas gosta de brincar alguns minutos por dia, principalmente se não tem muito com o que passar o tempo. Costuma se dar bem com outros animais e se acostumam rapidamente a estranhos.
Como acontece com todos os gatos, pode ser que aconteça alguns arranhões acidentais, mas com todo seu tamanho e força, os arranhões podem ser bem maiores então, apesar de normalmente se dar bem com crianças, é sempre bom ficar de olho.

Agora que você já sabe mais sobre a personalidade do Maine Coon, vamos ao que interessa. Quanto custa? Posso adotar? Como vender filhotes de Maine Coon? Vamos responder todas estas perguntas, uma de cada vez:

Post MAine coon

Quanto custa?

No mercado livre é possível encontrar filhotes a partir de 1mil, mas os vendedores podem não ser confiáveis, gatos com o preço muito baixo não possuem pedrigree (pode ser mestiço ou um SRD parecido), podem não ser castrados, nem vacinados ou vermifugados, e podem ter alguma doença congênita.

E em gatis especializados esse valor pode chegar a até 5mil. Mas porque tão caro?
Comprando de um gatil especializado você tem a garantia de estar comprando de um lugar confiável, reconhecido e que seu gato não terá problemas de saúde relacionados a cruzamento consanguíneo. Tem a garantia de que os gatinhos receberam todos os cuidados para uma condição de vida adequada e a garantia de que gato que comprou é realmente da raça que espera, virá castrado, vermifugado e com todas as vacinas em dias.
É possível encontrar alguns gatos de gatis por um preço mais baixo mas serão gatos com uma idade mais avançada ou com problemas congênitos, como surdez (mais comum em gatos brancos de olhos azuis) ou problemas cardíacos por exemplo. Um criador honesto avisaria ao interessado sobre as condições do gato com antecedência.

Posso comprar um Maine Coon sem ser castrado?

É possível encontrar vendedores não confiáveis que vendem supostos Maine Coons sem castrar. No entanto a castração é valorizada por diminuir o número de filhotes que possam ser abandonados.
Além disso um gato que não é castrado tem tendência a marcar território, ser mais agressivo e fugir para encontrar parceiros, e ninguém quer correr o risco de que seu gato de raça fuja.

É possível adotar um Maine Coon?

Não é impossível. Existe a possibilidade de alguém, por certos motivos não pode mais cuidar do gato e resolveu doar, mas as chances são baixíssimas. Também pode ser que o gato esteja disponível para adoção por não estar em boas condições físicas.

O mais importante antes de comprar um Maine Coon, é procurar um bom gatil que esteja devidamente registrado na FIFe e filiado ao CBG, assim você tem a certeza de que seu futuro gatinho tem uma boa saúde e é um verdadeiro Maine Coon. Além de estar colaborando a manter o padrão digno da raça.