O que você precisa saber para criar bons Nelores

A raça Nelore tem como principais características a adaptabilidade, sendo muito rústica, resistente a doenças e parasitas, além dos machos e fêmeas possuírem longevidade reprodutiva.

Atualmente, a raça entrega uma carne de boa qualidade e tem grande aceitação no mercado. Sendo a raça de gado mais utilizada no Brasil, base de todo o rebanho de corte nacional. A criação aprimorada vem crescendo gradualmente e se tornando uma das alavancas comerciais na agropecuária brasileira, recebendo destaque nacional e notoriedade internacional.

Em toda criação, é necessário ter muita atenção no manejo nutricional, pois é a base de todo o retorno que se espera. Além de uma pastagem rica nos principais nutrientes necessários, deve-se considerar a suplementação alimentar. Nesse sentido, o gado Nelore deve receber dois tipos de alimentos: os volumosos e os concentrados.

Os volumosos são alimentos contém muitas fibras e baixos valores energéticos. Existem muitos alimentos volumosos para o gado como: forragens de pasto; forragens fornecidas verdes no cocho, fenos e silagens.

Ao contrário dos volumosos, os concentrados apresentam baixos teores de fibras e elevados valores energéticos e proteicos isto é, são mais ricos em nutrientes. São exemplos de concentrados: farelo de soja, farelo de algodão, farelo de girassol e soja em grão.

Boi Nelore
Boi Nelore: Imagem de punkfurunfo por Pixabay

Sobre o pasto é importante ressaltar que extensão da área para a criação do gado Nelore não tem um número definido como uma regra geral. O que irá definir qual a área mais apropriada, é uma série de componentes do sistema adotado na criação de Nelores. Devem ser levados em consideração: o clima da região, a fertilidade do solo, a qualidade das pastagens, qual a fase da criação (cria, recria ou engorda), a disponibilidade de mão de obra, o nível de tecnologia disponível entre outros. Por sua vez, quanto menor a área disponível, mais intensa será a criação. Ou seja, é preciso ter mais recursos disponíveis, principalmente para uma alimentação suplementar adequada.

Como tornar a sua fazenda em um negócio lucrativo?

Muitos produtores desejam que sua fazenda seja lucrativa, mas não a tratam como uma empresa e não tem um planejamento concreto das próximas ações. Como em qualquer atividade econômica, a gestão e a administração engloba, principalmente, o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Ter um diferencial também pode ser um ponto importante para tornar a sua fazenda mais lucrativa. Atualmente, muitas pessoas reduzem o número de vezes que consomem carne bovina, para poder consumir um produto de melhor qualidade. A busca por cortes nobres com qualidade garantida é uma tendência fortíssima, já que os consumidores têm buscado por mais produtos “premium”. Porém, ainda faltam profissionais capacitados para atender a demanda no mercado de carnes certificadas.

Tanto para os funcionários, que lidam diretamente com o gado quanto para quem gerencia a propriedade, outra característica para que sua criação de gado de corte seja bem sucedida é investir em conhecimento. Para ter uma criação competitiva, equipe engajada e sucesso na área é necessário ter conhecimento prático sobre o assunto.

Portanto o manejo adequado e correto do gado com boa alimentação e um pasto apropriado, o conhecimento necessário para dirigir e administrar o negócio e a escolha de bons exemplares para a procriação, podem ser as principais maneiras para converter seu negócio em algo lucrativo.

Fontes: https://www.wikiwand.com/pt/Nelore
https://blog.belgobekaert.com.br/
https://www.cptcursospresenciais.com.br/blog/gado-de-corte/