Conheça o Quarto de milha

A criação de cavalos é uma paixão para criadores no mundo todo. O Quarto de milha consegue dar ao seu criador uma experiência inesquecível durante a lida e o manejo em seu dia a dia devido ao seu comportamento dócil e inteligente.

Seu nome veio de sua habilidade de ser o mais veloz em um quarto de milha, ou seja, na distância de 402 metros, alcançando em velocidade máxima, até impressionantes 88km/h.

As características diferenciadas da raça fazem com que seja uma das mais procuradas em competições. A velocidade, a capacidade de fazer paradas bruscas e partidas rápidas, além de uma grande habilidade de girar em torno do próprio eixo são as que chamam mais a atenção. O corpo compacto faz com que o criador que está montado consiga “administrá-lo” com muita facilidade em relação a outras raças.

Imagem de hartizens por Pixabay

O quarto de milha é usado principalmente nos esportes, como três tambores e balizas, mas também em hipismo, corridas planas e prova de rédeas. Já no Nordeste do país, é o melhor em vaquejada — eles ajudam a laçar um boi entre quatro e seis segundos e “fechar” de três a quatro bois em treze segundos.

Atualmente, animais versáteis, com um grande potencial de manobra e toda essa velocidade, são os mais procurados, podendo ter uma grande variação de preço, de 3 a 20 mil reais.

É importante lembrar que todos os cuidados devem ser tomados para evitar que o cavalo se machuque. A habilidade do Quarto de milha é tanta que, às vezes, pode parecer que faz tudo sozinho.

Suas habilidades são características próprias da raça, aliadas a muito treinamento. Porém toda a agilidade do cavalo, não é o único elemento necessário para um bom desempenho. Para que a dupla de homem e cavalo tenha sucesso, é preciso também de uma harmonia muito grande mas a docilidade do quarto de milha facilita essa aproximação. Todas essas características facilitam a escolha de um Quarto de milha, em muitos casos.


Leia mais em:

Canal Rural - Velocidade e agilidade fazem do cavalo quarto de milha um verdadeiro campeão