Seu gato é um siamês?

O Gato siamês é uma raça oriental, é facilmente reconhecido pelo seu corpo esbelto e alongado, uma cabeça triangular, orelhas grandes, olhos azuis e as extremidades do corpo com uma cor mais escura do que o resto. Os gatos siameses modernos são muito diferentes do siamês original (agora conhecido como Thai), que era mais corpulento e arredondado, podia ter olhos verdes e ser mais vesgo.

Características físicas

Siamês
Siamês: Imagem de Meekahoo CC BY-SA 3.0 por wikimedia

A pelagem dos siameses é curta, macia, fina, e brilhante. As principais características são as áreas mais escuras, que são o rosto e orelhas, pernas e patas, cauda e o saco escrotal (no caso dos macho). Essas áreas, também conhecidas como “pontos” ou “marcas”, em inglês usa-se o termo: points ou colourpoints. Já o resto do corpo costuma ser branco ou acinzentado.

A cor escura é o resultado de uma mutação em uma enzima que é responsável pela produção de melanina. Esta enzima é sensível à temperatura, portanto, só se ativa e escurece as partes mais frias (que costumam ser as extremidades do corpo).

Gatos siameses quando filhotes tem o corpo de uma única cor, que costuma ser branca ou ou creme, e quando se desenvolvem, as extremidades ficam cada vez mais escuras, dependendo da temperatura do ambiente (quanto mais frio, mais escuras).

Por volta das três semanas de idade, os pontos (orelhas, nariz, cauda e patas) começam a escurecer, mas a colorização total só aparecerá por volta de um ano.

Ao contrário do que muitos pensam, as cores escuras do Siamês não são apenas preto ou marrom escuro. Podem ser cinza claro, marrom claro, laranja, tortie e tabby points.

Se seu gato possui todas essas características, é bem provável que ele seja um legítimo siamês. Mas caso ainda tenha dúvidas a forma mais rápida de saber, é perguntando à um médico veterinário de sua confiança.