Tudo Sobre Animais

Quais são as utilidades dos cavalos?

Cada cavalo tem um propósito determinado pelo tipo físico e habilidades do animal. Muitas vezes são detalhes como por exemplo uma garupa mais alta, que define qual é o seu melhor propósito, outras vezes, isso depende apenas de uma criação estrita para determinada área, já que poderia ser apto em mais de um campo de atuação. Existem quatro propósitos básicos que podem variar de um país para o outro.

Cavalo de trabalho

Quarto-de-milha galopando

Quarto-de-milha. Imagem de Anderson Sant'Ana via Wikimedia Commons

São cavalos apropriados para o trabalhar principalmente com o gado. São diferenciados por sua rapidez, agilidade e por terem a parte traseira do corpo bem reforçada e desenvolvida. Também se destacam pela sua resposta instintiva ao movimento do gado e inteligência, guiando animais da forma que se espera com muito pouco auxílio de quem os monta.

Além disso, também são usados em competições de rodeio onde os cavalos são avaliados por sua capacidade em lidar com o gado. As raças brasileiras mais utilizadas para isso são: o Quarto de milha , o Pantaneiro, e o Marajoara.

Cavalo de esporte

Mangalarga marchando

Júpiter Quitumba, garanhão Mangalarga Marchador criado pelo Rancho Haras Quitumba. Este cavalo foi o Grande Campeão Nacional da Raça e de Marcha em 2002. Imagem de Fábio Vidigal via Wikimedia Commons

Cavalos classificados dessa forma, são geralmente criados e adestrados para competirem em esportes equestres olímpicos, concurso de equitação e de saltos. Portanto, é um tipo de cavalo e não uma raça definida. As principais características valorizadas são: a boa constituição, movimentos largos e que usam todo o corpo, além da habilidade de salto e bom temperamento. Tudo isso, permite o sucesso nas disciplinas de adestramento, hipismo e equitação.

As raças mais utilizadas como cavalos de esporte são: Mangalarga marchador, Brasileiro de Hipismo, Quarto de milha , Árabe, Puro Sangue Inglês, Andaluz, Luzitano e o Paint Horse.

Cavalo de sela.

Campolina marchando

Campolina. Imagem de Amazona01 via Wikimedia Commons

É um tipo de cavalo adequado para cavalgadas. Originalmente eram usados principalmente em contexto militar, porém, atualmente têm sido usados principalmente para o transporte e lazer ao ar livre.

Cada país possui suas próprias raças e seus próprios modelos ideais de cavalos para montaria. Muitas são adequadas para a cavalgada, e o tipo de corpo do animal varia muito dependendo do trabalho equestre que devem realizar e do estilo de equitação do cavaleiro.

São consideradas as melhores raças para montaria no Brasil o Mangalarga Marchador, o Campeiro e o Campolina. Esses animais tem um caminhar em forma de marcha que é mais leve do que o trote e bom temperamento.

Cavalo de tração

Cavalo frísio trotando

Frísio. Imagem de B0rder via Wikimedia Commons

Essa categoria provavelmente é a que têm os cavalos mais chamativos e diferenciados. São facilmente reconhecíveis por sua altura e corpo robusto. Possuem pelos longos que cobrem a parte inferior de suas pernas e cascos.

Esses cavalos costumam ser usados para arar terras, transportar coisas pesadas e outras tarefas que precisam da habilidade de puxar cargas ou tracionar. Originalmente, foram escolhidos cavalos calmos, pesados, musculosos e pacientes, enquanto cavalos mais energéticos e leves eram escolhidos para montaria e o transporte rápido.

As raças mais comuns são: Bretão, Belga, Clydesdale, Percheron, Shire, Gypsy e Frísio. No Brasil, no entanto, não há muitos desses cavalos e grande parte dos criadores estão concentradas no sul do país. Aqui, são criados principalmente para exposições.

Leia mais em:

CompreRural — Como Escolher A Raça De Cavalo Correta Pra Cada Destino

Tags:
Siga-nos! / Follow us!

Somos um blog que apresenta fatos e informações de qualidade sobre nossos amigos do mundo animal.