Como o tamanho da cabeça do seu pet pode afetar sua saúde?

Cães, gatos e até mesmo coelhos hiperbraquicéfalos (com a cara achatada) estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo, provavelmente, por seu jeito desajeitado ou divertido e seus olhos grandes e esbugalhados, que muitos acham que os fazem parecerem infantis e mais atrativos. Apesar disso, essas características agravadas (como no Pug ou no gato Persa) acarretam uma série problemas de saúde e nenhum benefício ao animal.

animais mesocefalos e braquicefalos
Ao fundo, animais com a cabeça de tamanho proporcional, à frente, animais com braquicefalia

Um dos principais problemas, é o respiratório. A hiperbraquicefalia causa dificuldade na respiração e em alguns casos força o cão a respirar apenas pela boca, aumenta os riscos de apneia, obesidade, problemas cardíacos, dificulta a distinção de cheiros e a regulagem da temperatura corporal (que é feita através das respiração, além de terem respiração pesada e roncarem.

Não obstante, essa condição, que é causada por uma severa deformação do crânio reforçada por séculos, também afeta a mandíbula e os dentes, deixando-os desencontrados, podendo tornar os animais mais propensos a doenças dentárias e dificultar a alimentação. É por isso que em cães como o Shih Tzu, Pug, Maltês, Pequinês ou Lhasa Apso é comum podermos ver os dentes inferiores.

Em coelhos, cujos dentes crescem continuamente durante toda sua vida e devem se alinhar para desgastarem uniformemente, o problema é maior ainda. Nos coelhos da raça Netherland Dwarf ou Lionhead, por exemplo, o maxilar inferior é mais longo que o superior, então, os dentes crescem demais podendo causar dor crônica, boca lacerada, abscessos e, em muitos casos a morte, se não forem cuidados regularmente.

Outra condição causada pela deformidade afeta os olhos. Por seus crânios serem mais curtos, os olhos são desproporcionalmente grandes e as pálpebras podem não os envolver totalmente. Dessa forma, vários cães hiperbraquicéfalos possuem os olhos secos por produzirem poucas lágrimas. Em coelhos e gatos o canal lacrimal pode ser distorcido e muitas vezes têm lágrimas ou até mesmo pus escorrendo em seus rostos.

Braquicelafica em Bulldoque Ingles
Evolução da braquicefalia em Buldogues: A esquerda (1900–1920). No meio (1963 †1971). A direita hiperbraquicefalia (1985 †1993) Imagem de Marc Nussbaumer por wikimedia

Por último, mas não menos importante, com o acúmulo de pele no rosto, animais com essas condições têm mais dificuldade em demonstrar expressões (de felicidade ou medo por exemplo) e mais tendência a desenvolverem infecções na pele e dermatites.

Sabendo de todos esses pontos, se você é dono de um animalzinho com essa condição, pode ajudá-lo a ter uma vida mais agradável mantendo-o sempre em um ambiente fresco para evitar que ele passe calor, já que pode ser mais difícil para ele respirar. Limpando seus olhos, as dobras de sua pele, escovando seus dentes e levando-o ao veterinário regularmente.

Existem muitas raças de cães e gatos braquicéfalos ou dolicocéfalos (cabeça fina e comprida) mas quanto mais agravada for essa deformidade, mais difícil será para o seu animal de estimação ter uma vida saudável e confortável, que é o caso dos animais citados aqui com hiperbraquicefalia.

Mesmo após anos observando o que o quadro causa nos animais, essa aparência ainda é extremamente difundida e apoiada, com muitas pessoas participando até mesmo de competições. Para quem pensava em ter uma dessas raças, pense de novo, considerando se você concorda ou não que a reprodução de animais propensos a doenças e que são deformados cada vez mais por gerações, apenas por uma pseudo-estética deve continuar.

Lista de animais de estimação braquicéfalos ou hiperbraquicéfalos mais comuns:

Cães:

Gatos:

  • British Shorthair
  • Exotic Shorthair
  • Himalaio
  • Persa
  • Scottish Fold

Coelhos


Leia mais em:

DogHero - Cachorros braquicefálicos

CachorroGato - Braquicefalia

Veterinary Information Network - New Aspects of Brachycephalia in Dogs & Cats Basics: Insights Into Embryology, Anatomy & Pathophysiology

VetStream - Brachycephaly in-rabbits, not just a dog issue!

WikiWand - Cephalic Index