Como o tamanho da cabeça do seu pet pode afetar sua saúde?

Cães, gatos e até mesmo coelhos hiperbraquicéfalos (com a cara achatada) estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo, provavelmente, por seu jeito desajeitado ou divertido e seus olhos grandes e esbugalhados, que muitos acham que os fazem parecerem infantis e mais atrativos. Apesar disso, essas características agravadas (como no Pug ou no gato Persa) acarretam uma série problemas de saúde e nenhum benefício ao animal.

animais mesocefalos e braquicefalos
Ao fundo, animais com a cabeça de tamanho proporcional, à frente, animais com braquicefalia

Um dos principais problemas, é o respiratório. A hiperbraquicefalia causa dificuldade na respiração e em alguns casos força o cão a respirar apenas pela boca, aumenta os riscos de apneia, obesidade, problemas cardíacos, dificulta a distinção de cheiros e a regulagem da temperatura corporal (que é feita através das respiração, além de terem respiração pesada e roncarem.

Não obstante, essa condição, que é causada por uma severa deformação do crânio reforçada por séculos, também afeta a mandíbula e os dentes, deixando-os desencontrados, podendo tornar os animais mais propensos a doenças dentárias e dificultar a alimentação. É por isso que em cães como o Shih Tzu, Pug, Maltês, Pequinês ou Lhasa Apso é comum podermos ver os dentes inferiores.

Em coelhos, cujos dentes crescem continuamente durante toda sua vida e devem se alinhar para desgastarem uniformemente, o problema é ainda maior. Nos coelhos da raça Netherland Dwarf ou Lionhead, por exemplo, o maxilar inferior é mais longo que o superior, então, os dentes crescem demais podendo causar dor crônica, boca lacerada, abscessos e, em muitos casos a morte, se não forem cuidados regularmente.

Outra condição causada pela deformidade afeta os olhos. Por terem um crânio mais curto, os olhos costumam ser desproporcionalmente grandes e as pálpebras podem não os envolver completamente. Assim, muitos cachorros hiperbraquicéfalos têm olho seco e baixa produção lacrimal. Em coelhos e gatos o canal lacrimal pode ser distorcido e muitas vezes têm lágrimas ou até mesmo pus escorrendo em seus rostos.

Braquicelafica em Bulldoque Ingles
Evolução da braquicefalia em Buldogues: À esquerda (1900–1920). No meio (1963 -1971). À direita hiperbraquicefalia (1985 -1993)

Por último, mas não menos importante, com o acúmulo de pele no rosto, animais com essas condições têm mais dificuldade em demonstrar expressões (de felicidade ou medo por exemplo) e mais tendência a desenvolverem infecções na pele e dermatites.

Sabendo de todos esses pontos, se você é dono de um animalzinho com essa condição, pode ajudá-lo a ter uma vida mais agradável mantendo-o sempre em um ambiente fresco para evitar que ele passe calor, já que pode ter mais dificuldade para respirar. Limpando seus olhos, as dobras de sua pele, escovando seus dentes e levando-o ao veterinário regularmente.

Existem muitas raças de cães e gatos braquicéfalos ou dolicocéfalos (cabeça fina e comprida) mas quanto mais agravada for essa deformidade, mais difícil será para o seu animal de estimação ter uma vida saudável e confortável, que é o caso dos animais citados aqui com hiperbraquicefalia.

Mesmo após anos observando o que o quadro causa nos animais, essa aparência ainda é extremamente difundida e apoiada, com muitas pessoas participando até mesmo de competições. Para quem pensava em ter uma dessas raças, pense de novo, considerando se você concorda ou não que a reprodução de animais propensos a doenças e que são deformados cada vez mais por gerações, apenas por uma pseudo-estética deve continuar.

Lista de animais de estimação braquicéfalos ou hiperbraquicéfalos mais comuns:

Cães:

Gatos:

  • British Shorthair
  • Exotic Shorthair
  • Himalaio
  • Persa
  • Scottish Fold

Coelhos

Leia mais em: https://love.doghero.com.br/saude/cachorros-braquicefalicos/
https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/braquicefalia/
https://www.vin.com/apputil/content/defaultadv1.aspx?id=3865696&pid=11262&print=1
https://www.vetstream.com/news/news/lapis-news/brachycephaly-in-rabbits,-not-just-a-dog-issue!
https://www.wikiwand.com/en/Cephalic_index