Entenda mais sobre o Gato Persa

Com certeza você já viu em algum lugar lindos e peludos gatos brancos que parecem tão fofos quanto nuvens. O gato persa sempre foi uma das raças de gato mais populares — é tão famoso que sempre aparece em algum filme ou história. Mas o que esse gato tem de tão especial?
Além de sua aparência, o persa é um gato tranquilo e carinhoso, se dá bem com crianças e é ideal para viver em família. Também tem um miado baixo e pode ser indicado para quem mora em apartamentos.
Devido a sua pelagem exuberante, a escovação deve ser diária. Assim é possível evitar que se formem nós no pelo do animal, diminuindo a quantidade de bolas de pelo expelidas e ajudando a reduzir a quantidade de pelos mortos pelo ambiente.

Você sabia que existem dois tipos de persa?

O primeiro tipo é o clássico, o original. A aparência física desta raça de gato doméstico quase não mudou quando comparada com fotos que datam do final de 1800.

Foto de um persa clássico em 1910
Persa em 1910

Já o segundo é caracterizado pelo seu focinho curto. A criação seletiva realizada pelos criadores permitiu o desenvolvimento de uma grande variedade de cores de pelagem, mas também levou à criação de persas com o focinho cada vez mais achatados . Apesar de preferida por algumas pessoas, essa estrutura da cabeça pode trazer vários problemas de saúde.

Persa Classico
Persa moderno

Por causa da saliência dos olhos ser maior devido à cara achatada, gatos persas modernos estão mais sujeitos a ter problemas de córnea, entrópio (inversão da pálpebra), glaucoma causado pela pressão nos olhos e lacrimejamento ocular por deformação dos canais lacrimais. É importante sempre estar atento aos olhos do seu bichano e mantê-los sempre limpos para diminuir as chances de qualquer problema.

O focinho achatado também é um problema, faz com que seja mais difícil respirar, tornando-o menos ativo e mais sensível às variações de temperatura e de umidade.

Também por conta do formato do crânio, os dentes dos persas não se alinham corretamente. Isso pode prejudicar a alimentação e aumenta o risco de acúmulo de tártaro.

Onde conseguir um persa

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre a raça, se tem interesse em comprar um, você pode encontrar filhotes de gato persa a partir de R$ 200,00. Mas nessa faixa de preço os vendedores não são confiáveis, pois a maioria acaba vendendo gatos mestiços ou SRDs parecidos, e não persas verdadeiros.

Em gatis especializados o valor de um persa pode ficar em torno dos R$ 2 mil. Mas por que tão caro?
Comprando de um gatil especializado você tem a garantia de estar levando realmente a raça desejada e de que são gatos bem cuidados, diminuindo a chance de desenvolverem certos problemas de saúde. Também garante que o gato virá já castrado, vermifugado e com todas as vacinas aplicadas.
É possível encontrar alguns gatos de gatis por um preço mais baixo, mas serão gatos com uma idade mais avançada ou com algum probleminha de saúde. Um criador honesto avisaria ao interessado sobre as condições do gato com antecedência.

É possível também encontrar pessoas não confiáveis vendendo supostos persas sem castrar. No entanto a castração é valorizada por diminuir o número de filhotes que possam ser abandonados.
Além disso, um gato que não é castrado tem tendência a marcar território, ser mais agressivo ou até mesmo fugir.

O mais importante antes de comprar um, é procurar um bom gatil que esteja devidamente registrado na FIFe e filiado ao CBG, assim você tem a certeza de que seu futuro gatinho terá uma boa saúde e será um verdadeiro Persa, além de estar colaborando para manter o padrão da raça.