Tudo Sobre Animais

Entenda mais sobre o Gato Persa

Com certeza você já viu em algum lugar, lindos e peludos gatos brancos que parecem tão fofos quanto nuvens. O gato persa sempre foi uma das raças de gato mais populares — é tão famoso que sempre aparece em algum filme ou história. Mas o que esse gato tem de tão especial?

Além de sua aparência, o persa é um gato tranquilo, carinhoso, se dá bem com crianças e é ideal para viver em família. Também tem um miado baixo, o que o torna uma boa opção até mesmo para quem mora em apartamento. Devido a sua pelagem exuberante, a escovação deve ser diária, assim é possível evitar que se formem nós no pelo do animal, diminuindo a quantidade de bolas de pelo expelidas e ajudando a reduzir a quantidade de pelos mortos pelo ambiente.

Tipos de persa

Foto de um persa clássico em 1910

Foto de um persa clássico em 1910

Persa clássico

Persa clássico atualmente

Existe uma grande variedade de gatos persas com diferentes características sendo desenvolvidas: com pelos curtos; de tamanho reduzido; variações nos pelos e etc. Mas falaremos apenas das duas principais e mais conhecidas variações. O persa conhecido como “doll face” é o mais próximo do persa “original”. A aparência física desta raça quase não mudou quando comparada com fotos antigas.

Já o segundo tipo é caracterizado pelo seu focinho curto. A criação seletiva realizada pelos criadores permitiu o desenvolvimento de uma grande variedade de cores de pelagens, mas também levou à criação de persas braquicefálicos (com o focinho cada vez mais achatados). Apesar de preferida por algumas pessoas por seus olhos grandes, essa característica física pode trazer vários problemas de saúde.

Persa moderno (Peke-Face)

Persa moderno (Peke-Face)

Pela saliência dos olhos ser maior devido à cara achatada, os persas modernos estão mais sujeitos a ter problemas de córnea, entrópio (inversão da pálpebra), glaucoma causado pela pressão nos olhos e lacrimejamento ocular por deformação dos canais lacrimais. Portanto, é importante sempre estar atento aos olhos desses gatos e mantê-los sempre limpos.

O focinho achatado também é um problema, faz com que seja mais difícil respirar, tornando-o menos ativo e mais sensível às variações de temperatura e de umidade. Também por conta do formato do crânio, os dentes dos persas não se alinham corretamente, o que pode dificultar a alimentação e aumentar o risco de acúmulo de tártaro.

Onde conseguir um persa

É possível encontrar filhotes de gato persa a partir de R$ 200,00. Todavia, por tal valor, os vendedores não são confiáveis — a maioria acaba vendendo gatos mestiços ou SRDs parecidos em vez de persas verdadeiros. Já em gatis especializados, o valor de um persa pode ficar em torno dos R$ 2 mil. Mas por que tão caro?

Comprando de um gatil especializado você tem a garantia de estar levando realmente a raça desejada e de que são gatos bem cuidados, diminuindo a chance de desenvolverem certos problemas de saúde. Também garante que o gato virá já castrado, vermifugado e com todas as vacinas aplicadas.

É possível encontrar alguns gatos de gatis por um preço mais baixo, mas serão gatos com uma idade mais avançada ou com algum probleminha de saúde. Um criador honesto avisaria ao interessado sobre as condições do gato com antecedência.

É possível também encontrar pessoas não confiáveis vendendo supostos persas sem castrar. No entanto a castração é valorizada por diminuir o número de filhotes que possam ser abandonados. Além disso, um gato que não é castrado tem tendência a marcar território, ser mais agressivo ou até mesmo fugir.

O mais importante antes de comprar um, é procurar um bom gatil que esteja devidamente registrado na FIFe e filiado ao CBG, assim você tem a certeza de que seu futuro gatinho terá uma boa saúde e será um verdadeiro Persa, além de estar colaborando para manter o padrão da raça.

Leia mais em:

What Are The Different Types Of Persian Cats?

Tags:
Siga-nos! / Follow us!

Somos um blog que apresenta fatos e informações de qualidade sobre nossos amigos do mundo animal.