As cores e a camuflagem dos pássaros
As cores dos pássaros e muitos outros animais têm várias funções, que vão desde a camuflagem e advertência, até função a de chamar a atenção para conseguir um parceiro ou intimidar rivais. Nos pássaros, as cores vibrantes são encontradas principalmente nos machos. Os pavões, por exemplo, exibem suas grandes penas coloridas tanto para atrair as fêmeas quanto para espantar possíveis predadores.
Muitas outras aves costumam eriçar suas penas para parecerem maiores e mais intimidadoras quando se sentem ameaçadas, como as cacatuas, galos e até mesmo os [bem-te-vis], que(/os-varios-tipos-de-bicos-das-aves) possuem um pequeno topete escondido para essas ocasiões.
Apesar de a maioria dos machos ser mais coloridos do que as fêmeas, quanto maior for a espécie do pássaro, maiores são as chances de a fêmea também ser colorida. Pássaros pequenos costumam ser presas fáceis de aves maiores como gaviões , falcões , corujas e também de cobras. Quanto maior o pássaro, menos predadores terá, portanto, as fêmeas também podem exibir cores mais vibrantes, como é o caso das araras.
No entanto, nem todos os pássaros possuem cores vibrantes, grande parte, possui cores mais neutras com tons de marrom, preto ou branco. Essas cores os ajudam a se camuflar entre os troncos de árvores, rochas ou entre a vegetação para se protegerem de predadores.
Como os animais observam o mundo.
Diferentemente dos humanos, as aves enxergam as cores; azul, verde, vermelho e a luz ultravioleta. Enxergar a luz ultravioleta as ajuda a encontrar alimento mais facilmente ou parceiros com as penas mais bonitas, por exemplo. Apesar de pássaros coloridos parecerem alvos fáceis para predadores, suas penas sempre se misturam à paisagem onde vivem, de modo que suas cores mais fortes podem se assemellhar às cores dos frutos, flores ou folhas secas, passando despercebidas.
Além disso, muitos predadores enxergam o mundo totalmente diferente das aves e também dos humanos. As cobras por exemplo, encontram suas presas através de sensações térmicas, não de cores. Portanto, mesmo que um pássaro seja extremamente colorido, ele não será visto por suas cores e sim pelo calor que emite.
Felinos e canídeos por sua vez, não enxergam a cor vermelha, então, mesmo que para nós as cores de certa ave sejam muito sobressalentes e parecem denunciá-la aos predadores, devemos lembrar que o que outros animais veem pode ser completamente diferente.
Algumas cores, no entanto, são produzidas acidentalmente por outras razões. Por exemplo, os flamingos comem algas, crustáceos, plânctons e pequenos moluscos ricos em carotenóides, uma substância química que dá a cor vermelha a estas aves. Apesar de serem grandes e chamativos, os flamingos não são alvos fáceis. Os animais que se alimentam dessa ave são principalmente jacarés e grandes jiboias , que caçam detectando calor e movimento.
Quando os flamingos andam em grupos pelos rios, acabam confundindo a seus predadores que veem o grupo como um único animal muito maior e, assim, deixam de atacá-los. Este é mais um exemplo de que mesmo que uma cor pareça deixar certo animal em desvantagem eles se adaptam para sobreviver.
Leia mais em:
Deutsche Welle - As cores dos pássaros
Wingham Wildlife Park - Fantastic feathers - but how and why are birds so colorful?